Nota pública sobre atos de xenofobia e racismo na UFSC Curitibanos

21/12/2022 15:30

Em novembro de 2022, a Coordenação do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Rurais da UFSC recebeu denúncias de atos de xenofobia e racismo cometidos por estudantes em grupos virtuais relacionados à nossa Universidade.

Como uma das respostas a essa situação, foi criada uma Comissão de Professores do Curso que procedeu a um processo disciplinar, pautado na Resolução n°17/CUn/1997. Após todos os envolvidos apresentarem as suas versões, foram tomados os seguintes encaminhamentos:

⇒ Pedido público de desculpas;

⇒ Suspensão para o caso mais grave;

⇒ Advertência para os casos menos graves;

⇒ Participação em ações educativas com vistas à formação cidadã, democrática e consciente, contribuindo para a conscientização e humanização.

Na data de 20/12/22 foi realizada a atividade pedagógica com todos os envolvidos. Como estabelece o Estatuto de nossa instituição em seu art. 3º, a UFSC renova seus objetivos de “produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida.”

Acreditamos no potencial transformador da educação para uma sociedade mais justa e fraterna e as ações tomadas se guiam nesse sentido.

 

Notícias da UFSC